segunda-feira, 29 de Abril de 2024  07:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-02-2005

Empresas mergulhadas na crise levam AIA a escrever a Durão Barroso


Águeda

A Associação Industrial de Águeda (AIA), preocupada com o estado da economia portuguesa, escreveu uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, dando a conhecer as razões por que Portugal se tem afastado das metas de convergência Europeia.

Profunda crise económica

No documento a que o Jornal da Bairrada teve acesso, Ricardo Abrantes, presidente da AIA, explica as 13 razões por que o país se encontra mergulhado numa profunda crise económica, sublinhando que “Portugal enfrenta atrasos estruturais graves que impedem a retoma económica e que aumentam a periferia, face ao centro da Europa”.

Ricardo Abrantes defende ainda que a economia tem que ser encarada do ponto de vista global porque este novo contexto internacional, da abertura de Leste e da liberalização do comércio aos países asiáticos, contribui para o aumento dos custos de periferia e, consequentemente para a perda da competitividade da indústria nacional.

Este dirigente associativo afirma também que os custos de produção são dos mais elevados de toda a União Europeia, dando os exemplos das tarifas da energia eléctrica que são das mais elevadas da União, como o gás natural quando comparado com os preços praticados em Espanha - “situação que é estranha, quando a origem é exactamente a mesma”, sublinha este responsável.

Recorda ainda que a criação do Mercado Ibérico da Electricidade ainda se encontra atrasada e os benefícios a curto / médio prazo são discutíveis.

“Excessiva burocracia”

Já a existência de “uma excessiva burocracia” do Estado Português que vai desde os processos de licenciamento industrial e comercial aos processos judiciais em nada contribui para a eficiência dos sistemas produtivos, como a rigidez da regulamentação laboral é também um factor impeditivo da retoma e do crescimento económico.

Ricardo Abrantes relembra que Portugal possui o nível mais baixo da União Europeia a 15, de onde derivam algumas vantagens competitivas, mas também é verdade que a produtividade é cerca de 50% da média dos 15 e cerca de 35% da Alemanha.

“A produtividade apresenta níveis muito baixos no contexto da União, mesmo considerando os novos países membros. Até aqui a pequena vantagem competitiva em matéria salarial que poderíamos usufruir é eliminada”, acrescenta.

Relembra ainda que Portugal possui a mais baixa taxa da população com o ensino secundário e com ensino superior o que afirma nada contribuir para o crescimento da produtividade.

Inibidora do crescimento

Relativamente ao crédito às empresas, por um lado, nomeadamente às Pequenas e Médias Empresas, praticada pelas instituições financeiras, “embora decorram de critérios definidos pela Brasileira II, também é inibidora do crescimento das empresas que tem contribuído drasticamente para a quebra do investimento em novos factores de competitividade como a inovação, o design e a utilização de equipamentos de tecnologias mais eficientes.

Por outro lado, Ricardo Abrantes afirma que “constatamos que o crédito à Administração Pública tem aumentado, nos últimos anos, em detrimento do crédito concedido às PME’s para as quais tem existido uma política de forte restrição”.

O dirigente da AIA apela, finalmente, a Durão Barroso que, num próximo quadro comunitário de apoio, pela política desenvolvida pela Comissão Europeia, se definam metas e que se promova a regulação do funcionamento de sectores estratégicos da economia portuguesa.

“Só assim poderá a industria nacional recuperar a competitividade que perdeu nos últimos anos e convergir com a média da União Europeia”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®